Prezados(as) amigos e amigas do Búfalo
Foi "maravilhoso" o IV SBA, não me ocorre outra palavra melhor. A organização
de Fundasibu esteve excelente, capitaneada por Gilmer Mendoza, com a decisiva
participação de toda sua Diretiva, composta por Hector Scannone, Iván Ocando,
David Coirán, Juan Galleazzi, Wilmer Morán, Alberto Dávila, Rafael Paiva. A
execução a cargo de Ana Graciela e sua competente equipe de apoio também não
merece senão rasgados elogios. Para mim, foi grande a emoção de ser um dos
conferencistas ao lado de tantos luminares da ciência animal do continente, em
especial dos brasileiros Pietro S. Baruselli,  William Vale, Haroldo Ribeiro e
Alcides A. Ramos. Não foi menor minha honra de ver na tribuna as luzidias
figuras dos patrícios Alberto Couto e Otavio Bernardes, este, médico de
formação, com todos as características e méritos de um investigador de
zootecnia e pastagens, aquele, um engenheiro, com extraordinário sentido
prático no manejo dos búfalos. Os conferencistas internacionais trouxeram-nos
trabalhos de alta qualidade, há que se reconhecer e as memórias atestam a
veracidade de minhas palavras. O livro Lecheria Bubalina, que os colegas
argentinos Profs. Gustavo Crudelli e Exequiel Patiño e os patrícios Prof. André
Mendes Jorge e Alberto Couto me deram a honra de prologar alcançou grande
sucesso de vendas e é preciosa ferramenta para o desenvolvimento da atividade
no mundo.
Linda foi a festa na mansão da Família Dávila e muito acolhedora a noite típica
meridenha. Os venezuelanos som bons de festa também. A delegação brasileira se
divertiu e comeu à tripa forra, em especial Nelson Prado e o animadíssimo
Eduardo Daher, com sua simpática esposa Leila. A presença da Primeira Dama da
Bubalinocultura do Continente, a inefável Claudia Patricia Roldán nos deixa
indelével marca nas nossas melhores lembranças.
Os dois Seminários-Taller que faziam parte do programa oficial também foram
exitosos. O que orientei sobre o Pastoreio Voisin com ênfase em búfalos teve
lotação completa com 57 participantes e ainda se rejeitaram muitos pretendentes
de última hora. Vendi todos os 120 exemplares de meu livro em espanhol sobre o
tema e ainda tenho 22 pedidos não satisfeitos. O Seminário do consagrado
professor Alcides Ramos sobre julgamento de búfalos também gozou da mesma
sorte. Seu trabalho na Exposição de Búfalos encantou a todos, pela precisão de
seus julgamentos e as mui explicativas razões que os fundamentaram.
As visitas de campo do Seminário que dirigi e do Búfalo Tour foram muito
interessantes, cada uma com seu atrativo. Para mim, foi emocionante constatar
que as fazendas visitadas na quase insuperável região sul do Lago Maracaibo se
voltaram definitivamente para o Pastoreio Voisin. Visitamos as fazendas
bufaleiras de Alberto Dávila, Rafael Paiva, Grupo Bramaderos, Wilmer Morán,
Búfalos del Sur C.A. (Fam. Ocando) e Gilmer Mendoza. Todas foram sistematizadas
e vêm sendo conduzidas dentro dos princípios enunciados por Voisin, com baixo
emprego de insumos industriais no manejo das pastagens e com altos rendimentos
técnicos e econômicos, como bem cabe nestes tempestuosos tempos de incertezas e
de crescente valorização do dólar.
Um abraço a todos e a todas que compartilham dessa edificante lista, com votos
de que o Encontro de Registro seja muito proveitoso para essa atividade que
reputo de grande importância para o setor primário brasileiro.
Humberto Sorio
PS. Não poderei participar do evento em Registro, já que estarei em Medellín
(CO) como docente no curso de pós-graduação de Pastos e Forragens da
Universidade de Antióquia. Auguro que o Encontro obterá grande sucesso.