Amigos,
Depois de um longo tempo sem “contação de causos”, hoje acordei com vontade de
contar mais um...
Pelo meu placar, será o 19* deles colocados na lista e aconteceu em 1994.
Nesse ano o Brasil sediaria uma das edições do Congresso Internacional de
Búfalos, em São Paulo.
Manoel Luzardo de Almeida que ocupava a presidência da ABCB, chamou Wanderley
Bernardes e eu para uma conversa :
Com seu jeito calmo e solene de falar, nos convenceu da importância de São
Paulo sediar simultaneamente ao congresso, a Expo Nacional de búfalos, para que
todos congressistas presentes pudessem assimilar e apreciar o estágio em que se
encontrava nossa bubalinocultura. Ato continuo, colocou nas nossas mãos a
tarefa de organizar esse evento, mas com todas letras deixou bem claro que a
ABCB não poderia “comparecer” com dinheiro... Teríamos que nos virar, sei lá
como...
Com nossas cabeças fervendo e confusas deixamos a ABCB com essa
responsabilidade devidamente assumida, mas sem qualquer ideia de como coloca-la
em prática.
Combinei com Wanderley um novo encontro, na Ingaí, dentro de 4 ou 5 dias.
Nessa altura do campeonato já tínhamos um orçamento “meia boca”, super
preliminar, sobre o custo da EXPONACIONAL e infelizmente não era pouca porcaria
!
Depois de umas 2 horas tomando café, comendo bolo de fubá e degustando os
deliciosos queijos da Ingaí, decidimos que não iríamos mendigar dinheiro à
políticos, à secretarias de estado e afins, reconhecendo que se participássemos
de concursos de habilidades para essas tarefas, certamente seríamos os últimos
colocados. Também não teríamos cara de pau para abrirmos mais um “livro de
ouro”, pois muitos deles, com apenas meia página preenchida, pelas mesmas
pessoas de sempre, já estavam estacionados nas prateleiras da ABCB.
Decidimos por uma rifa. Teria de ser cara para não corrermos risco de algum
amigo sovina adquirir 1 ou 2 números pagando por eles dinheiro de pinga e
sentir-se em paz com sua consciência...
Em 1994 nossa inflação galopava a 50 até 80% ao mês e o único meio de
garantirmos o mesmo “poder de compra” dos primeiros e últimos bilhetes vendidos
seria indexar seus valores em dólares.
Após impressos, os carnês foram rigorosamente divididos : 50% pra Wanderley e
50% pra mim e cada um que se virasse como pudesse para desova-los.
Os prêmios ( automovel, TV e sei mais o que ), só seriam comprados após o
sorteio !!!!!! A custa de muita reza e fé, não fomos presos como
estelionatários.
A necessidade me transformou num grande cara de pau. Na época paguei até
fornecedores da nossa construtora com números de rifa de búfalos... Aguentei
broncas e mais broncas, mas dei conta de minha missão, mas e Wanderley ?
Vez em quando eu ligava pra ele querendo saber como iam suas vendas e quanto
mais eu ligava, mais nervoso eu ficava... Contava-me que nem sabia direito onde
havia guardado os talões, que andava muito ocupado, que ainda não havia lhe
sobrado tempo para se dedicar às vendas, mas que eu não precisaria me preocupar
pois se comprometia comprar todos números que não conseguisse vender !
Mais de uma vez lhe perguntei : Você já fez as contas para saber quanto essa
montanha de números representa em dólares ? E ele simplesmente me respondia :
Fica tranquilo. Vá me pedindo o dinheiro para as despesas da exposição e mais
pra frente a gente acerta tudo direitinho... Uns 20 dias antes do inicio da
exposição nos reunimos, fizemos todas contas e ele teve de engolir um mundo de
bilhetes não vendidos ! Pagou toda sua quota devidamente atualizada em dólares,
separei o necessário para adquirir os prêmios prometidos mas como já
esperávamos, ainda faltou dinheiro para as últimas despesas da EXPONACIONAL.
No dia do sorteio pela loteria federal, acordei mais cedo para ver no jornal os
números sorteados.
Consultei minhas anotações e liguei pra Wanderley contando-lhe que ele havia
ganhado o carro. Reagiu com alguma surpresa mas sem qualquer comemoração maior.
Perguntei-lhe então qual cor preferia para o carro que no dia seguinte eu iria
comprar. Sem muito pensar me respondeu : “ Olha, nem precisa comprar o carro.
Deposite na conta da Ingaí a metade do valor do carro, pois tenho umas contas a
pagar e com a outra metade pague o restante das despesas da exposição...”
E assim foi feito – e assim era meu amigo Wanderley.

PS 1 : Modéstia a parte, essa foi a maior e melhor de todas EXPOBÚFALOS. Todas
4 raças estavam bem representadas, inclusive a Carabao. Contamos com o apoio de
bubalinocultores e expositores desde o Rio Grande do Sul até o Pará. Foram mais
de 300 animais expostos de mais de 20 expositores !

PS 2 : A confusão que fiz, ao enviar à lista o causo pela metade foi exclusiva
culpa de minha mulher, a qual tanto me atormentou para que eu fechasse o
computador e fosse almoçar, que eu, ao invés de salvar a parte já escrita,
acabei por enviar o texto pela metade...

Abraços,
Jonas.