Amigo Julio,

Confesso que também não me simpatizei muito com a ideia da IATF.
Principalmente, em usar essa técnica nas búfalas que ao final da minha
“heterodoxa” estação de cobertura conjecturada  permanecessem vazias. Cito
alguns motivos para isso :

1 – Quando termina a estação de cobertura ainda precisamos de 30 a 40 dias para
diagnóstico de gestação. Se somarmos a esse tempo perdido mais cerca de 15 dias
de duração do protocolo, lá se foram quase 2 meses....
2 – Da variedade de jafarabadi que crio não existe material genético disponível
no mercado.

Como você bem disse, nossas realidades são diferentes.
Aqui temos um período de escassez de pastagens muito bem definido ( maio a
outubro ) e como não suplemento as búfalas, via de regra elas perdem peso
corporal na fase de amamentação ( 5 a 10% do seu peso aferido 15 a 20 dias pós
parto ).
Analisando essas perdas sofridas pelas nossas búfalas que naturalmete pariram
“tarde” ( abril, maio, junho, julho e agosto ), constatamos que em média elas
perdem apenas 2 ou 3%.
Também analisando o ganho médio ponderal até a desmama, dos bezerros “tardios”,
constatamos que sempre foram eles os mais ganhadores de peso. Em uma escala de
avaliação que vai de 1 a 5, todos bezerros “tardios” foram avaliados com notas
4 ou 5.
Foram essas 2 razões que me fizeram pensar em “brigar” com a natureza.
E foi por me sentir inseguro que pedi conselhos aos amigos.

Obrigado pela ajuda.
Abraços,
Jonas.