Segue abaixo artigo que saiu hoje na suinoculturaindustrial.com, relacionado
com aproveitamento de dejetos.

Dependendo da destinação dos dejetos, a captação pode ser feita de forma
diferente.
Já vi criações que realizavam consórcio de suinocultura com bovinocultura de
leite, onde as baias dos suínos foram construídas na parte mais alta da
propriedade.
Depois da sedimentação dos dejetos sólidos em uma "grande cisterna" construída
ao lado da granja, a parte líquida era utilizada para irrigar os pastos das
vacas de leite (por gravidade ou bombeada).
Pensando nos dejetos das búfalas de leite, algo semelhante poderia ser
aplicado. No entanto, a construção da ordenha e áreas de cochos precisaria
favorecer esse sistema, como a otimização de área de circulação, além da
presença de declives consideráveis e valas para captação dos dejetos.
Tendo como base o reflexo de micção e defecação dos animais à aspersão com água
fria (suínos, bovinos e búfalos), uma idéia seria a utilização de uma área
pré-ordenha com aspersão para coletar a maior parte desses dejetos. E a outra
parte seria lavada com mangueira de pressão na área de cochos/alimentação
pós-ordenha.
Pode ser difícil aplicar isso na maioria das propriedades atuais, com currais e
ordenhas já construídas... Mas se ainda for construir, acho que vale a pena
levar isso em consideração, afinal, existem fazendas sustentáveis de bovinos
que adubam os pastos e vendem a energia que sobra usando biodigestores.
Fica a idéia.

Cordiais saudações,

Bruno Moura Monteiro.

DE RESÍDUOS SUINÍCOLAS PARA ENERGIAS RENOVÁVEIS

Terça-feira, 29 de Maio de 2012, 14:08:09Manejo, Meio Ambiente

O Brasil é o quarto maior produtor e exportador de carne suína do mundo. Esta
posição foi conquistada devido às alterações significativas no sistema de
produção ao longo dos últimos 30 anos. O Brasil viu sua produção suinícola
passar de um modelo de subsistência pequeno para um sistema de confinamento
alimentar grandioso. No entanto, apesar do sucesso da suinocultura brasileira,
a cadeia é alvo de uma grande preocupação pública devido à grande quantidade de
resíduos gerados nessas operações e seu impacto ambiental sobre o solo, o ar e
a qualidade da água. O fato reflete a necessidade de um tratamento de dejetos
suínos na hora do descarte.

A compostagem de dejetos de suínos mostra-se uma boa alternativa. O
procedimento tem sido promovido no Brasil na hora de reaproveitar estes
resíduos de produção. Esta prática permite a evaporação da água e transforma os
dejetos líquidos em um material sólido de alto valor biológico que pode ser
utilizado como biofertilizante - fácil de manusear e transportar para áreas de
plantio.

Um projeto quer avaliar as emissões de efeito estufa durante a compostagem e
propor tecnologias inovadoras para acelerar o metabolismo biológico para a
compostagem e redução de emissões. O uso do fertilizante líquido como esterco
também está sendo avaliado. Seus benefícios como biofertilizante sugerem que
este é um composto promissor na comparação com fertilizantes minerais mais
caros.

Além de testar as concentrações de biofertilizante em diversas culturas, o
projeto também está avaliando novos equipamentos para melhor distribuir o
biofertilizante nos solos com o objetivo de otimizar a fixação de nitrogênio e
minimizar as emissões para a atmosfera.

Marcio L.B. da Silva, pesquisador da Embrapa Suínos e Aves, publicou um artigo
sobre o tema no blog do Labex Korea. Para saber mais sobre o reaproveitamento
de resíduos na suinocultura para a produção de energia, clique aqui (artigo em
inglês).

Fonte:  Redação Suinocultura Industrial

  _____