Prezado Companheiro,
 Estive diante de uma situação parecida numa criação de búfalos de
aproximadamente 400 animais. Aqui ocorreu casos desse tipo em condições de
completo descontrole ambiental.Os animais que morriam não eram enterrados e
ficavam expostos no campo, começaram as mortes de forma aguda sugerindo uma
clostridiose morte súbita os animais foram vacinados com vacinas
pilovalentes mas as mortes continuaram.Realizei inúmeras necrópsias e
remessas para análise histopatológias e microbiológicas foi ai que passei a
suspeitar de botulismo, embora o quadro fosse completamente diferente do
botulismo em bovinos, os animais quando vc encontrava já estava em estagio
terminal, geralmente femeas gestando ou amamentando. Coletamos amostra de
liquido ruminal e intestinal mais  200g de figado e enviamos para UNESP
-Araçatuba, Dr. Iveraldo dos Santos Dutra. O resultado foi Toxina
botulinica tipo C, o tratamento preventivo foi Vacina Poly Star da Valleé.
Foi o mesmo que jogar agua na fervura as mortes nunca mais ocorreram.
Paralelamente foram adotadas medidas de saneamento das pastagens,
enterramento dos cadavares , uso de sais minerais e vacinação sistemáticas
com a vacina da Valleé.

Atenciosamente
 Serafim Saldanha Braga