O tempo de responsividade do GNOME é maior que todos os demais Desktops.
Mas não é um problema sério quando se tem uma máquina rápida, pois isso
quase não aparece.
No meu computador, o GNOME é rápido. Tenho um PC aqui c/ 800Mhz e 512 de RAM
e é igualmente rápido, mas tem coisas que se eu fizer já era a performance.
Uma delas é realizar uma cópia de arquivos, outra é o Skype, meu...Skype
detona.
Então...aprender quem é o vilão no seu desktop ajuda bastante. A quantidade
de programas aberto não influencia, mas %CPU e %IO que eles consomem, isto
sim, influencia bastante. Voce pode executar o gnome-system-monitor, e fazer
essa experiencia. No GNOME até o tema influencia a performance, tem temas
muito lindos, mas carregados de arquivos pesados e detonam a responsividade.

[]'s e boa sorte.