Lembrando que firewall é um conceito e não uma feramenta só, firewall
engloba filtro de portas, filtro de pacote e conteúdo, ids, IPs e outros.

O que geralmente os sysadmin fazem: alterar as portas padrão dos serviços e
as monitora e filtra, fazer loadbalance e failover se necessário, bloqueiam
portas altas, limita privilégio e serviços.

Adote a política de segurança: bloqueiar tudo é liberar somente o
necessário, pois assim você está bloqueando tudo o que for desnecessário
implicitamente, ajuda a dormir nos fins de semana kkk.

Responder a