Oi,

Aqui comigo às vezes acontece isso, mas é algum programa com memory leak
que consome toda a RAM e faz a máquina usar o swap insanamente.  Isso faz
com que a máquina fique extremamente lenta.

Uma das opções é limitar a quantidade de memória com ulimit, uma vez que em
geral vem 100% disponível pro usuário.

Outra opção, que foi a que adotei, é descobrir qual programa está fazendo
isso (pode ser dentro do gnome) e simplesmente remover eu buscar uma versão
mais antiga que funcionava sem problemas.

Abs,
Helio Loureiro
http://helio.loureiro.eng.br
http://br.linkedin.com/in/helioloureiro