Pelo que sei os Acer são muito menos hostis que Dell. Como não tive muitos casos com Dell, então não posso falar muito. Mas se você quer algo que funcione 100%Libre só sem o libreboot o Acer Aspire One que utilizo funciona muito bem. Acho que HP e Dell são marcas que não são tão amigáveis. Asus parece ser amigável. Ou você pode comprar um Lenovo [0] ThinkPad T60 ou X60 ou X200 ou R400 ou T400, no Mercado Livre e instalar o libreboot nele também. Mas você só encontrará eles com Windows 7.

[0] http://www.libreboot.org/docs/install/index.html

Att.