Desde ontem aguardo um retorno, uma idéia. Esperava mais que a simples contestação.
Conclui que lhe faltam dados.
Achei algo bastante triste, mas de importância capital para a continuidade de nosso diálogo.
Saudações
Cláudius
 
 
 
SAÚDE
Foram 85 infectados no último semestre contra 71 em Campinas; primeiro caso da região foi registrado há 20 anos
Piracicaba vira líder em ocorrência de Aids

ADEMAR FERREIRA MARTINS
FREE-LANCE PARA A FOLHA CAMPINAS

No aniversário de 20 anos do primeiro registro de Aids na região, Piracicaba ultrapassou Campinas e é, atualmente, a cidade que mais registra novos casos da doença. Os dados são das secretarias municipais da saúde.
Piracicaba teve o maior número de novos casos registrado no último semestre, com 85 infectados, enquanto Campinas teve 71 casos no mesmo período.
Outra cidade que apresenta alto índice de infectados na região é Americana, que registrou 32 novos casos entre janeiro e junho -o equivalente a um novo caso a cada 5.690 habitantes. Em Campinas, o registro é de um caso para cada grupo de 12 mil pessoas.
Esse índice também é liderado por Piracicaba. Na cidade, existe um caso para cada 3.788 habitantes. No ano passado, a cidade teve 185 pessoas infectadas. A secretaria não quis comentar sua política de prevenção à doença.
Segundo dados divulgados pela DIR-12 (Direção Regional de Saúde), Campinas é a cidade com o maior coeficiente de incidência de casos de Aids registrados nos últimos 20 anos. O coeficiente do município é 315,43.
Americana vem em segundo lugar, com 196,49.
A redução na ocorrência de casos de Aids na região acontece num ritmo menor do que o observado em todo o Estado.
Há três anos, as nove cidades que possuem o maior número de casos registrados da região subiram a sua participação de 8% para 12% dentro do Estado.
As cidades pequenas da região são as que possuem as maiores médias de pessoas infectadas pelo vírus da Aids.
Águas de São Pedro, com 1.845 habitantes, tem a maior média da região. Na cidade, o coeficiente de incidência é de 57,84, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde.
A segunda colocada da região, pela média da secretaria estadual, é Itapira, que tem 63.691 habitantes e índice de 51,36.
O problema de Águas de São Pedro, no entanto, é o pequeno número de habitantes. A cidade tem apenas um caso registrado na década passada.
Segundo a coordenadora do Programa DST/Aids da Secretaria Municipal da Saúde de Campinas, Maria Cristina Ilário, é precipitado afirmar que existe diminuição no número de casos de pessoas infectadas.
Para ela, a diminuição do número de doentes -pessoas que manifestaram a doença- é o fato mais relevante dos últimos anos. "O que existe de fato e é facilmente observado é a forte diminuição do número de pessoas que ficam doentes e que morrem em decorrência da presença do vírus", afirmou.
Segundo dados do programa, a redução em mortes causadas pelo vírus chega a 30% entre 1996 e este ano.
Para a coordenadora do Programa DST/Aids de Campinas, a Aids na região passa pelo mesmo fenômeno encontrado no restante do país. "A pauperização e a interiorização acompanham a tendência de queda de idade e de mulheres infectadas como os processos mais observados."
Segundo o observado pelo programa, foi consideravelmente aumentada a participação de mulheres, de populações de classe baixa, de crianças e adolescentes e de pessoas em cidades pequenas do interior.
O programa da prefeitura atende cerca de 900 pessoas cadastradas que usam o coquetel retroviral. "Além desse público, cerca de 1.500 pessoas infectadas visitam regularmente a secretaria."


Por favor, opine nesta enquete

Vote no TopBr

Um País que coloca um presitente nas ruas tem de ser capaz de tirar suas crianças de lá.

"...digo que meus heróis não são necessariamente os homens e mulheres que possuem títulos, mas os homens e mulheres humildes que existem em todas as comunidades e que escolheram o mundo como palco de suas operações, que julgam que os maiores desafios são os problemas sócio-econômicos que desafiam o mundo, como a pobreza, o analfabetismo, a doença, a falta de moradia, a impossibilidade de mandar seus filhos para a escola. Estes são meus heróis.
Qualquer chefe de estado que se qualificar será meu herói."

Nelson Mandela

-----------------------------------
Endereços da lista:
Para entrar: [EMAIL PROTECTED]
Para sair: [EMAIL PROTECTED]
-----------------------------------

Grupos.com.br
página do grupo diretório de grupos diretório de pessoas cancelar assinatura

Responder a