no classificados (servlet puro, sem struts) eu usei o seguinte truque:

- no Bean, eu criei uma variável para controlar se ele está
selecionado pelo usuário ou não
- no Bean eu sobrescrevi o método toString, incluindo o valor SELECTED
no caso dele estar selecionado:

    public String toString() {
        return "<option value='" + getUniqueId() + "'"
                + (selected ? " selected>" : ">") + label;
    }

- no JSP eu mandei imprimir a instancia do Bean diretamente no Html,
ou seja, o JSP vai usar o toString para gerar a "imagem" do Bean no
Html - no caso de um dos beans estar selecionado, o toString já inclui
o atributo SELECT.....

- O que atualiza o status dos beans é o Filter associado ao servlet
que usa o JSP contendo o combo box....

as classes:

BEAN:
https://cejug-classifieds.dev.java.net/source/browse/cejug-classifieds/web-app/WEB-INF/src/net/java/dev/cejug/classifieds/bean/ContractTypeBean.java?rev=1.2&view=markup

FILTER:
https://cejug-classifieds.dev.java.net/source/browse/cejug-classifieds/web-app/WEB-INF/src/net/java/dev/cejug/classifieds/filter/JobPublisherFilter.java?rev=1.6&view=markup

JSP:
https://cejug-classifieds.dev.java.net/source/browse/cejug-classifieds/web-app/WEB-INF/jsp/job.publisher.jsp?rev=1.15&view=markup

a próxima versão dos classificados vai ser Struts + iBates, então as
taglibs terão mais atenção...

segue perguntando...

valeu,

   Felipe Gaúcho