Clarival, permita-me discordar parcialmente de vc. Acho que acaba sendo
culpa do governo sim (não apenas este, do Cabral, mas os sucessivos governos
que assolaram nosso Estado - falando especificamente do RJ). Durante décadas
faltou planejamento. Se a população cresce, teriam de investir em transporte
público, de massa - obrigando as pessoas a deixarem o carro em casa.

Transporte de massa = barcas, metrô, trem, ônibus.

Não há racionalização do sistema de transportes pq este foi criado para
atender interesses particulares. Durante decadas, concessões foram renovadas
sucessivamente na ALERJ, sabe-se lá com quais critérios (o financeiro $$$ -
"quem paga mais" -e o que mais conta). Privilegia-se os onibus. Atualmente o
filé mignon do transporte de ônibus é a rota geografica "centro-zona
sul-centro". Tente reparar, num dia de semana comum, em qualquer horario, a
quantidade de ônibus que circulam pela Av. Nossa Senhora de Copacabana...
muitos ônibus "vazios" (sem gente em pé). Por outro lado, tente, no mesmo
horario, ver a situação dos onibus em Padre Miguel ou Olaria, por exemplo
(nem falo na minha Ilha rs, onde tbm é caótico)... nesses bairros, vc vai
demorar muito tempo no ponto, ate passar um onibus lotado.

O serviço de trens é uma piada de mau gosto. Sempre lotados, atrasados e
usuários tratados a chibatadas.

Barcas? Idem. Ontem, na Praça XV, no horario de pico, apenas 6 catracas
abertas. Filas até debaixo da Perimetral...

O resultado? Mais carros nas ruas...

FG