WSF| Sem entender muito do assunto, apenas puxando pela
   | memória, desde a época em que o PAL-M foi adotado
   | como padrão no Brasil, lembro-me ter sido dito então
   | que o sistema PAL era muito melhor que o americano
   | NTSC, com melhor definição e eliminando a necessidade
   | de ajuste da fase (controle HUE ou TINT) nos aparelhos
   | dos usuários,

     Pois é, "foi dito"...  por quem tinha interesse em
     adotar o sistema...   8-P

     Este assunto ja foi esgotado aqui, sobre as diferencas
     entre PAL e NTSC, sobre o fato que tudo o que o nosso
     PAL-M faz é converter a instabilidade no matiz (do NTSC)
     para instabilidade na saturaçao (que é menos perceptivel).

     Como tambem ja foi dito,  o PAL-M é melhor que o NTSC
     apenas na recepcao de sinal via antena, mas, em compen-
     sacao, PARA TODAS AS OUTRAS APLICAÇOES,  incluindo TV
     a cabo, satélite, videocassete, DVD player, câmeras de
     vídeo, placas digitalizadoras de computador, etc...  o
     NTSC é infinitamente melhor.

     Fora que, OBVIO, o PAL-M parou no tempo e no espaço
     desde a epoca de sua implementacao (o que era mais do
     que previsivel, ou voce imaginaria o Brasil investindo
     em tecnologia?), enquanto o NTSC continua sendo aper-
     feiçoado e melhorado ate hoje (inclusive chegando ao
     ATSC das tvs digitais de alta definicao).

     Se um tecnico, em 1972, nao teve a minima capacidade
     de prever que tudo isso iria acontecer,  entao ele ou
     era extremamente burro ou era extremamente idealista.
     Provavelmente ambos.

     Porque criar/adotar tecnologia *hoje*, que vai deixar
     todo mundo na mao daqui a 10 ou 15 anos, é de uma tre-
     menda irresponsabilidade e falta de visao.