FPP wrote:
> Júlio,
>
> Como você, também estou tentando lembrar conceitos antigos. Acredito que o
> Netbeui é uma evolução do protocolo Netbios. Na verdade, ambos trabalham da
> mesma forma.

NetBeui (Netbios Extended User Interface), era "netbios sobre o ethernet
direto"..
NetBIOS sobre TCP/IP e' posterior ao NetBeui. Ambos sao "posteriores" ao
Netbios "por si", que de inicio, nada mais era que uma API para
comunicacao em rede. Invencao da IBM no famigerado PC-LAN Program ou
algo do genero. Eles oferecem "para a aplicacao" a mesma 'cara'/API.

> Quanto lembrei do cuidado com o broadcasting pensei na comparação com o
> TCP/IP que envia a mensagem identificando o destino e só "escuta" as que lhe
> interessam.

Em comunicacao entre duas estacoes com NetBeui ou com Netbios/IP, AMBOS
usam o mesmo 'paradigma' (bingo no jogo de buzzwords !), com somente as
duas estacoes "se falando" diretamente, trafego unicast.

O que diferencia NetBeui de NetBios sobre TCP/IP e' somente no caso de
resolucao de nomes, quando uma estacao esta localizando a outra (na
verdade, quando um servico esta procurando o outro 'lado' da conexao)
A RFC 1001/1002 (uma delas, sei la), define como eles resolvem nomes no
caso do NetBios/IP

> Já vi redes ficarem bloqueadas pelo excesso de broadcasting gerada pelo
> Netbeui.

Se voce esta falando de rede local, o comportamento do NetBeui e do
Netbios (antes da implementacao de WINS) era extremamente similar pelo
que lembro. Voce poderia ter problemas ao tentar implementar NetBEUI em
ambientes de WAN, mas neste caso, o problema e' mais relacionado com o
fato que NetBEUI nao e' 'roteavel', em teoria depende de um ambiente
'bridged', e ai, qualquer broadcast vai passar pelo seu link wan.

>É verdade que em uma rede com poucos micros este problema pode não ser
>significativo, mas existe sempre uma perca de performance.

Na teoria, NetBios sobre IP e' mais lento que NetBeui (o overhead e'
menor, portanto a quantidade de informacao 'util' por pacote e' maior)
POREM, NetBeui e' invencao do demo, e portanto, deve ser evitado.

> Felipe

Help the victims of the Pakistan/India earthquake rebuild their lives.
http://us.click.yahoo.com/.cYGuB/leGMAA/cosFAA/IRislB/TM