Eu acho a realidade da figura bem pior que e descrição feita. O Mangaba só
falta babar e espumar.

Carlos Antônio

Repassando.

Sérgio Rodrigues em NoMínimo.
http://nominimo.ig.com.br/notitia/servlet/newstorm.notitia.presentation.NavigationServlet?publicationCode=1&pageCode=65

Mangabofobia

20.06.2007 | Esta é uma história triste. Um amigo meu, homem feito, historiador
de algum renome, vive o constrangimento e a desonra de, apesar dos apelos
lacrimosos da mulher e de suas duas adoráveis filhas pequenas, se recusar a
abrir a porta do banheiro onde se trancou num surto de irracionalidade ontem à
tarde, depois que viu na televisão o discurso de posse de Mangabeira Unger no
ministério. Em sua própria definição de homem culto, embora obviamente confuso,
o coitado está sofrendo de “mangabofobia”, neologismo com o qual pretende dar
conta não de uma aversão a mangabas, frutos meio antipáticos mas inofensivos da
mangabeira, e sim do pânico que lhe inspiram o catedrático de mesmo nome e seu
estilo oratório copiado – isso garante meu amigo, estudioso da Segunda Guerra –
dos trejeitos de Benito Mussolini: queixo projetado, boca desenhando um U de
cabeça para baixo, peito cheio como o de um galo de briga, voz projetada com
arrogância e olhos varrendo a audiência, desafiadores, em pequenos arrancos de
boneco de mola. Hoje deve chegar o pessoal com a camisa-de-força.

<<d0.gif>>