tinha um amigo, oficial da marinha francesa que dizia com muita graça que o
lema da sua marinha era:
"la propreté c'est la pinture sur la merde"  (numa tradução livre: a limpeza
é a pintura sobre a mer.da)

onde multiplas camadas de tinta escondiam o estado lamentavel de conservação
dos navios de guerra, mantidos na base da providecia divina e resultado de
diversas licitacoes fajutas ou viciadas...

me ocorreu essa mesma frase quando fiquei estudando, neste final de semana,
o caos dos sistemas de controle de trafego aéreo brasileiro resultado de
anos (diversas gerações) de licitações viciadas, equipamentos obsoletos de
diversas origens e tecnologias, e sem a minima manutenção pelo fornecedor,
uma verdadeira salada tecnológica... e explosiva

agravada pelo fato que a atual administração perdeu aquele pingo de vergonha
e raspou o caixa, consumido em obras cosméticas e superfaturadas de
manutenção dos aeroportos... e não investiu nos prioritários sistemas de
controle...

dizem que DEUS é brasileiro, mas o que se vê hoje é mais devido a enorme
extensão territorial que faz com que a possibilidade de um choque seja
pequena devida a baixa densidade do trafego aéreo, (podemos considerar uma
fatalidade o choque entre o LEGACY e o avião da TAM pois as chances de
acontecer eram UMA EM 200 MILHHOES e um dos aviões ainda saiu inteiro)

eu pergunto: até quando a medida de tirar o sofa da sala, prendendo (e
arrebentando) os controladores (o lado mais fraco da cadeia) vai esconder
para debaixo do tapete este caos, quantas mais vitimas serão necessarias
para que alguem tome uma providencia...

e que não seja a PROVIDENCIA, cachaça da boa, que anima o arraia do
TORTO....

aka
P Antes de imprimir pense em seu compromisso com o Meio Ambiente

Responder a