MCM| Por trabalhar com comércio exterior, tive a chance de
   | viajar por muitos países e fazer amizades com diversos
   | estrangeiros. Tenho amigos americanos, paraguaios,
   | uruguaios, chineses, franceses, suiços, italianos,
   | argentinos, japoneses, com quem já tive a oportunidade
   | de trocar ideias sobre os mais variados assuntos e notar
   | que todos, sem exceção, são patriotas e orgulhosos pelo
   | país onde nasceram.
   | Pode ser coincidência, mas o único país onde conheci
   | pessoas com vergonha da sua origem foi no Brasil.

     Sejamos práticos...  Onde voce quer chegar com esse
     comentário?  Que ser patriota é nunca ser realista
     e nunca admitir  os erros e mazelas  da sua terra,
     quando alguem os aponta para você?

     - Ei, Uruguaio, seu país é um dos menores e mais
       pobres da America Latina!

     - No, no... que és isto hombre?  Mi país és mucho
       mahor que lo Brasil e tien una economia do tamaño
       de los Estados Unidos! Somos una potência mundiale...

     E' isso?

     (pergunto, porque é exatamente isto que a gente
     tem falado do Piauí, repassando dados CONCRETOS
     sobre a insignificancia daquele Estado... Ser pa-
     triota entao é negar tudo?)

 ps. O uruguaio do exemplo fala portunhol.
     E mucho male...   :-)