Até que o desrespeito ao rodízio não é uma coisa tão gritante. Sempre
observo as placas dos carros durante os horários do rodízio e muito
raramente vejo circular algum carro que não deveria. A maioria das pessoas
sabe que a CET multa mesmo e que a fiscalização é um tanto quanto ostensiva
e não é feita só no olhômetro.

O problema é que muita gente burla o rodízio de outra forma bem mais fácil:
quem pode tem dois carros com placas de finais diferentes. Não é todo mundo
que pode, claro, mas...

De qualquer forma, o rodízio em si (pra mim) é sempre uma solução paliativa.
Tava lendo uma notícia que dizia mais ou menos o seguinte: quando o rodízio
obrigatório foi implantado (acho que em 96 ou 97) a média de
congestionamento diário (em km) foi reduzida, conforme se esperava. Mas com
o ingresso diário de 600 a 700 novos carros na cidade (se não me engano),
hoje, dez anos depois, a média de engarrafamento voltou ao patamar de quando
o rodízio começou. Ou seja, por mais que um novo mecanismo de rodízio seja
implementado hoje e funcione bem, tenho certeza que em alguns anos
voltaremos à situação que temos hoje.

Muito mais eficaz seria o governo investir pesado no transporte público. O
metrô em São Paulo funciona bem, mas a área de abrangência dele é muito
pequena. Os projetos de expansão são bastante interessantes, mas com exceção
da linha amarela (a mesma que teve o acidente do buraco) ninguém sabe quando
vão sair do papel.

Eu venho de casa pro trabalho todos os dias de carro e levo entre 40 e 60
minutos por que não tenho alternativa. Ou melhor, tenho: um ônibus e um
trem, que levariam 1h30 para me trazer até aqui, e a volta para a casa
pegando dois ônibus que levariam cerca de 2h15. Impraticável.

--
Paulo Guedes
www.ressacamoral.com

Responder a