Caros colegas da lista

Antes de tudo gostaria de indicar leitura do livro
Evapo(transpi)ração de Pereira, Villa Nova e Sediyama, capítulo 5
(Evapotranspiração de pomares e plantas isoladas) para melhor
entendimento do conceito de planta isolada. Também se pode consultar
o trabalho de Green, 1993 tratando do mesmo conceito.

O problema apresentado pelo José Alves é de fato uma realidade. A
determinação da ETc de plantas isoladas até os dias atuais ainda
não está sendo devidamente considerada. O tratamento adotado para
comparação de kc determinados em culturas que recobrem totalmente o
solo (de 0,1 até aproximadamente 1,2), com os de plantas isoladas é
equivocado, creio eu, ressalvo de correções baseadas em parâmetros
fitométricos em comparação com a grama de referência (ex; Área
foliar, projeção da copa). Ao longo dos anos as pesquisas tratam do
assunto fundamentando-se na escala de valores de kc dita padrão, e
pesquisadores utilizando-se do “bom senso” determina seus dados
também dentro do mesmo padrão. Calma colegas! Reconheço que se
trata de uma crítica muito forte, mas quem de vocês que trabalhou ou
trabalha com o assunto não se viu diante de tal situação? A
resposta seria a falta de subsídios comparativos. Ao contrário da
Eto que foi profundamente estudada e posteriormente relacionada à
diversas culturas anuais de recobrimento total do solo cultivadas em
lisímetros tiveram seus kcs facilmente obtidos, plantas espaçadas
continuam sem qualquer definição. Se tomarmos como referencial
cronológico a partir de 1986, quando foi editado o Boletim 39/FAO que
trata exclusivamente sobre lisímetros, até os dias atuais percebemos
que houve pouca evolução no assunto. O Boletim é riquíssimo em
lisimetria construção, exemplos e problemas destes equipamentos.
Porém, quase nada se comenta sobre aspectos dos lisímetros na
determinação da ETc de plantas isoladas, salvo poucas linhas de um
parágrafo do capítulo 4.4 afirmando que é necessário lisímetros
muito grande (50m2) para cultivos com grande espaçamento, tendo neste
caso um stand de plantas sobre o lisímetro. Em 2001, no XI Conird
realizado em fortaleza foi apresentado documento objetivando aprimorar
as recomendações de kc para as principais culturas anuais, ficando
de fora as culturas perenes.
Finalizo concordando plenamente com o Prof. Tangerino em adotar a
área de projeção da copa como um dos parâmetros de padronização
para determinação de kc de plantas isoladas, sugerindo que este seja
um fator de correção da área do espaçamento da cultura.