http://www.boletimpecuario.com.br/noticias/noticia.php?noticia=not5662.boletimpecuario

--
Fernando Campos Mendonça
Embrapa Pecuária Sudeste
Rod. Washington Luiz, km 234
Caixa Postal 339
13560-970 São Carlos-SP
(16) 3361-5611 / 3361-5754 (fax)
Skype - fcmendon
MSN - [EMAIL PROTECTED]





--
Fernando Campos Mendonça
Embrapa Pecuária Sudeste
Rod. Washington Luiz, km 234
Caixa Postal 339
13560-970 São Carlos-SP
(16) 3361-5611 / 3361-5754 (fax)
Skype - fcmendon
MSN - [EMAIL PROTECTED]

Title: .:: Boletim Pecuário ::.






   Notícias - Boletim Agropecuário
   

FAO PEDE QUE GOVERNOS ORIENTEM CONSUMO DA ÁGUA NA AGRICULTURA

ROMA - A Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO) pediu aos governos que "estimulem e orientem" os agricultores a fazer um melhor uso da água. A nota da FAO foi divulgada na véspera do Dia Mundial da Água, em que terá início a chamada Década Internacional para a Ação 2005-2015 sob o lema "Água, fonte de vida".

Segundo a agência da ONU com sede em Roma, a iniciativa permite analisar as respostas e ajudas necessárias aos agricultores em relação ao consumo de água responsável, já que "a agricultura é o setor que consome mais água".

Por isso, é imprescindível consolidar "estratégias que garantam a disponibilidade de água na produção agrícola". O objetivo no futuro imediato é enfrentar o complexo desafio de produzir mais alimentos com menos água, proporcionar à população rural recursos e oportunidades, aplicar tecnologias que garantam a preservação do meio ambiente e contribuir de forma produtiva para a economia local e nacional.

Para a FAO, isso "não consiste só em modificar atitudes, mas também em investir em infra-estrutura, modernização, reestruturação institucional e aperfeiçoamento da capacidade técnica de agricultores e responsáveis pela gestão da água".

O diretor da Direção de Fomento em Terras e Água da FAO, Kenji Yoshinaga, disse que "já é hora de avançar em direção a uma valorização real da água, mediante um mecanismo que vá além da economia e incorpore valores sociais, de igualdade e ambientais".

Um dos eixos de debate é como adequar a crescente produção de cultivos, necessária para alimentar uma população maior, com o consumo responsável da água. O desafio é "estar preparados para enfrentar uma escassez cada vez maior de água e a necessidade de diversificação agrícola, sob a pressão das mudanças do mercado e a globalização", especialmente na África, onde existe prioridade imediata.

Para aumentar a produtividade da água é necessária a "modernização da agricultura de irrigação, mediante uma melhora tecnológica e uma reforma institucional" que deve responder às necessidades dos agricultores e garantir o fornecimento de água.

No mundo, cerca de 400 milhões de crianças não têm nem sequer a quantidade necessária de água para viver, estimada em vinte litros diários, segundo dados do Unicef. (EFE)


Tribuna da imprensa - 22/03/2005
Notícia adaptada pela equipe do Boletim Agropecuário

Boletim Agropecuário
O Maior portal de conteúdo agropecuário do Brasil.
Clique Aqui e navegue.

No virus found in this incoming message.
Checked by AVG Anti-Virus.
Version: 7.0.308 / Virus Database: 266.8.0 - Release Date: 21/3/2005

Responder a