Caro Roberto,

    O que não falta é informação na Web para você
aprender Java, tem coisa demais. Vou passar
pra vc alguns bons links para vc começar
a garimpar:

http://www.javaranch.com - Muitas informações
para quem esta começando, sem dizer que é divertido.

http://www.soujava.org.br/fom-serve/cache/8.html -
Parte de perguntas e respostas do SouJava sobre J2SE,
muito bom também, tem os principais assuntos que
sempre geram dúvidas nos novatos.

http://java.sun.com - O próprio site da Sun. Recomendo
também que vc utilize os fóruns deles, tem muita
informação boa.

http://www.bruceeckel.com - O bruce Eckel disponibiliza
em seu site de graça uma versão e-book do Thinking em
java, que já esta na terceira edição. Muito bom.

E respondendo sua pergunta, mando um exemplo simples,
mas saiba que o java.io tem muita coisa e que você
precisa estudar bem para saber o que usar em cada
situação.

Exemplo 1 - Lendo um caracter por vez:
      try

      {
        FileInputStream fi = new FileInputStream("c:\\equipe tarifas.txt");
        DataInputStream ds = new DataInputStream( new BufferedInputStream(fi));

        while (ds.available()!=0)
        {
          int a = ds.read();
          System.out.println((char)a);
        }
        ds.close();
        fi.close();

      }
      catch(Exception e) {
          e.printStackTrace();
      }

Exemplo 2 - Lendo por linha:
      try {
          BufferedReader bufR = new BufferedReader(new FileReader("c:\\equipe
tarifas.txt"));
          String s = null;

          while ((s = bufR.readLine()) != null) {
              System.out.println(s);