Caros companheiros,  saudações!

 Estou tentando mudar de plataforma , do windows para
linux(conectiva) , porem estou sofrendo com as
diferenças , instalei o jdk1.2.2 para linux, e por
exemplo: não consigo setar coretamente o  CLASSPATH
para que aceite outras classes.

 Quanto as APIs( as de servlets por exemplo) , como eu
posso fazer suas instalações?
 Se alguém conhecer o caminho das pedras por favor,
 HELP!

 Desculpem o abuso de sua boa fé .
 Agradecendo antecipadamente.
 Euler Cabral.