Ricardo,
Não tenho certeza se essa sugestão vai resolvewr seu problema, mas não custa
nada tentar.
O linux tem um arquivo do tipo texto aonde ele guarda todos os usuários
se nao me engano esse arquivo se chama pswd (confira, alguma coisa nesse
sentido); Nele é só alterar e salvar que um novo usuário estará cadastrado.
Pesquise esse arquivo que certamente achará a solução. Qualquer coisa me
mande outro e-mail que te dou mais informações desse arquivo.
gustavo