Jotagera,
Obrigado pelos toques. Sempre ensinando a gente.
Tô te devendo vários panetones pro final do ano.
E complementando a ajuda ao amigo Elton:
Eu uso o NSCA há tempos, também.
Funciona legal e uma das vantagens é que você não precisa instalar nada no
cliente.
É só copiar o executável, .conf e .dll prá qualquer canto lá que funciona.
Depois de tudo instalado, conforme os manuais existentes na Net, faça assim no
final dos seus scripts .bat do windows:

if bandeira=INATIVA
then
echo SERVIDORWIN2003;Teste de Bandeira;2;Bandeira CRITICAL |
"E:\Sistemas\Nsca\send_nsca" -H IP_DO_NAGIOS -d ; -c
"E:\Sistemas\Nsca\send_nsca.cfg"
end IF

Lógico que a sintaxe do IF ta errada. É só um exemplo. Mude para as corretas
dos scripts windows.
Note que o número 2 depois de teste de Bandeira é o que o .bat vai mandar pro
Nagios alertar como critical.
Lá no nagios você só tem que instalar e configurar o nsca. Não precisa criar
serviço nenhum, ok?
Teste aí e dê retorno.

Diramos