Pessoal,

Concordo com vocês que o MRTG está "ultrapassado" com relação às outras
ferramentas Nagios e Cacti.
Tanto é que estou planejando desativá-lo e substituir pelo Nagios. Conheço
superficialmente o Cacti. Já instalei aqui prá testes.
Porque Nagios e não Cacti?
O Nagios já é ferramenta corporativa aqui na empresa. Obtive bastante know-how
sobre ele, já que implementei nacionalmente nas quase 20 Filiais de TI , prá
monitorar aproximadamente 30.000 servidores/ativos de redes e 80.000 serviços.
Ministramos curso para os empregados, etc.
E pelo que sei, o Nagios tem melhor desempenho em enviar alertas.
Quanto aos gráficos, também não fica atrás do Cacti, pois usando o pnp4nagios,
gera gráficos similares aos gerados pelo Cacti.
Da época em que escrevi este post, pesquisei e já encontrei o plugin
check_snmp_ifstatus.pl. Fiz algumas adaptações e ele está gerando todos os
dados que o MRTG gera, ou seja:

- Velocidade do link
- Trafego in e out
- Alerta de warning e critical configuráveis
- Gráfico do tipo do CACTI (permite selecionar período também, como o cacti).

O que eu estou precisando agora é de um plugin que mostre erros de interfaces,
perdas de pacotes, erros CRC, etc.

Alguém pode ajudar?

Grato pela colaboração de sempre.

Diramos