Christiano

Existe um link no menu do Nagios, no grupo System, chamado "performance info".
Clique lá e veja os valores de latency que voce está obtendo.

Tem valores para host checks e service checks…

O Nagios funciona mais ou menos assim:

- ao startar, ele programa o inicio de cada check e tenta espalhar estes checks
dentro do tempo que voce deu pra ele.
- no momento de cada check, um fork é criado pra executar o plugin necessário
- cada um destes forks obtem a resposta do plugin e a coloca em uma fila, que o
processo principal lê
- o processo principal le a fila e atualiza os arquivos de log e gerencia os
eventos, inclusive envio de email

Se o processo principal demora pra ler a fila por qualquer motivo, aumenta a
latência ou seja, tempo desde que o resultado do plugin foi colocado na fila
até o processo principal processá-lo.

O Uso de exits, tais como envio dos dados para um Banco de dados como o ndo2db
pode aumentar a latencia pra caçamba…

[]s