Creio que vc se refere a polinômios reais.

Se P tiver grau par positivo  então:
  Se o coeficiente líder for positivo, P tem  um mínimo global. Se for
negativo,  P tem um máximo global.

Se P tiver  grau ímpar, P não tem mínimo nem máximo globais.

Limitado inferior e superiormente, só se P for constante

Artur