Tudo blz ? Só agora vi a sua msg, provavelmente este e-mail vai ficar fora de
ordem na thread, sorry.... Então, na verdade vc não RESOLVEU, vc só Contornou a
situação, e realmente um dos contornos era vc Não Usar entrada no TNSNAMES.ORA
e sim informar diretamente os dados de conexão, e OUTRO controno possível era
usar EZCONNECT, como eu já havia dito antes.... Ok que neste momento o
contorno/quebra-galho/gambiarra/solução 'técnica' possa até te estar atendendo,
mas eu RECOMENDO que vc TESTE e CORRIJA a sua issue - vai que amanhã vc precise
usar algum outro produto/tool de programação ou administrativa que NÃO ACEITE o
work-around e efetivamente EXIJA UM SOFTWARE CLIENT ORACLE corretamente
configurado pra funcionar, aí vc tá lascado.....Pra fazer isso , faça como eu
já dise : PRIMEIRO, se certifique que vc absolutamente Não Tem variável
TNS_ADMIN setada em lugar nenhum do Registry, em nenhum .BAT que vc execute (ou
que seja executado automaticamente quando vc loga na rede, ou loga no prompt
DOS, etc), nalgum profile de Rede, enfim, em nenhum lugar MESMO..... ISSO OK,
aí teste o client 10g TAL COMO EU FIZ, setando PLZ na mão tanto ORACLE_HOME
apontando para o HOME desse client e PATH apontando para %ORACLE_HOME%\bin , e
aí faça os testes todos que indicamos, não só com TNSPING mas TAMBÉM conectando
no banco, E INFORMANDO @hoststring : SE qquer tool em modo texto nativa que
conecta no banco (sqlplus, sqlldr, exp) FALHAR com TODAS as variáveis setadas
ok vc CERTAMENTE está caindo numa Incompatibilidade desse client 10g com banco
11gR2, tal como DOCUMENTADO na nota que indiquei antes....Aí vamos testar o
client 11g que veio nesse banco 11g que vc instalou : pra isso é a MESMA COISA,
sete ORACLE_HOME apontando para o HOME desse banco local aí E sete
PATH=%ORACLE_HOME%\bin , tendo CERTEZA de que
%ORACLE_HOME%\network\admin\tnsnames.ora e
%ORACLE_HOME%\network\admin\sqlnet.ora- estão ok... Com isso, as tools TODAS
simplesmente TEM QUE FUNCIONAR, vc Absolutamente Não Tem Razão para um client
11g não conectar num banco 11g.....
Blz ??
 Abraços,
  Chiappa