Blz, Tenório ? Vou responder aqui, mas eu recomendo que as dúvidas que ficarem
da resposta, ou quaisquer continuações, sejam feitas ou no novo grupo Google,
ou no Grupo que vai ser criado no freelists, ou no portal do Profissional
Oracle ou nos grupos de mídias sociais indicados na thread sobre o fim aqui do
grupo Yahoo, pois ele vai morrer rapidamente, já no mês que vem....
 Sobre o assunto, seguinte : o Oracle (e nem NENHUM RDBMS de grande porte, by
the way) *** não captura *** automaticamente e rigorosamente TODOS OS SQLs
enviados para o banco por CADA sessão (que parece ser o que vc quer) - isso
seria DESASTROSO para a performance, pois sendo (como é) um banco multi-usuário
o Oracle pode tranquilamente ter DEZENAS e DEZENAS de sessões enviando SQLs um
atrás do outro , o overhead pra se ter RIGOROSAMENTE TODOS os SQLs
registrados/auditados/monitorados ia ser Imenso.....
 Em termos de SQLs , o que vc pode ter seria : se fosse Enterprise Edition, vc
poderia ter o AWR/ASH, que capturam não TODOS os SQLs  mas aqueles que
demoraram mais, E/OU vc poderia ter as funcionalidades de SQL MONITORING, que
(aí sim) podem trabalhar a nivel de sessão inclusive... MAS como vc está em
Standard Edition, nessa Edition mais limitada afaik tuas opções seriam :

  a) ter uma trigger de logon e uma trigger de logoff que registram as
estatísticas de uso da sessão (como memória e CPU usadas, tempo de espera, etc)
, consultando V$SESSTAT e view similares

  b) OU ativar o Trace de SQL nas sessões que te interessam auditar, E/OU ter
um JOB seu que IMITE o AWR/ASH e consulte periodicamente a V$SQL, V$SESSTAT e
demais views internas do sistema e armazene (numa tabela ou arquivo seus,
suponho) os SQLs que encontrar para as sessões de interesse..

NENHUMA dessas opções vai te dar os dados completamente mastigadinhos e
confiáveis (vc PODE e VAI ter Aproximações, em especial nas consultas às V$), E
AMBAS dependem de codificação/customização/programação SUA, mas é o que temos
pra hoje no Standard Edition, acredito....

[]s

  Chiappa>> Prezado Grupo, boa tarde!

Responder a