***
 
EUA acabam com pena de morte para menores de 18 anos
01/03/05 15:21
 

WASHINGTON (Reuters) - A Suprema Corte norte-americana decidiu nesta terça-feira abolir a pena de morte para os menores de 18 anos culpados de assassinato, uma importante vitória para os opositores da pena máxima.

Em uma votação com placar de 5 a 4, a corte declarou inconstitucional a pena de morte para adolescentes, uma decisão que pode afetar mais de 70 presos no corredor da morte por assassinatos cometidos quando tinham 16 ou 17 anos.

A decisão causa uma mudança significativa na decisão da Suprema Corte de 16 anos atrás, quando foi decidido que a execução de criminosos tão jovens não violava a constituição.

Opositores da pena argumentaram que a opinião mundial e o consenso nacional estavam contra a pena de morte para menores de 18 anos e disseram que deveria ser considerada inconstitucional, como a Suprema Corte fez em 2002 ao barrar execuções de criminosos com problemas mentais.

"É oportuno que admitamos o grande peso da opinião pública internacional contra a pena de morte para adolescentes, apoiada na compreensão de que a instabilidade e o desequilíbrio emocional dos jovens podem muitas vezes ser um fator no crime", escreveu o juiz Anthony Kennedy em opinião de 25 páginas.

 
 
© Reuters 2005. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters content, including by caching, framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters. Reuters and the Reuters sphere logo are registered trademarks and trademarks of the Reuters group of companies around the world.
 
-----------------------------------
Endereços da lista:
Para entrar: [EMAIL PROTECTED]
Para sair: [EMAIL PROTECTED]
-----------------------------------





cancelar assinatura - página do grupo

Responder a