Pelo contrário, gatilhos atrasam as atualizações e representam efeitos
colaterais.
Sim e não. No caso desta thread certamente não ajudaria muita coisa, apenas
tentei justificar "a paixão por triggers".
Se fosse um outro caso, como consultar o saldo atual de um item com base em
registros analíticos de E/S, eu recomendaria criar uma tabela de saldo e
atualizá--la com base em nos triggers. Neste caso o atraso seria justificado
e os efeitos colaterais -se existirem - seriam mínimos.
Mas confesso que nesta thread a minha justificativa ficou um pouco fora de
contexto.

Por exemplo.
CREATE VIEW tabela_view AS
SELECT *,campo1+campo2+campo3+campo4+campo5 as SOMA
FROM tabela

Entretanto esta seria uma View de uma tabela. Me referi a estudar uma forma
de incluir esta tabela em uma VIEW (que pudesse ser consultada em
relatórios, por exemplo) para então incluir este campo calculado. Alguma
VIEW que pudesse ser reutilizada, e não apenas uma View para este caso em
específico.

--
Tiago J. Adami

Dois Vizinhos - PR