Fernando Ike de Oliveira wrote:

>    O ideal seria ter essas chamadas via SNMP, impacta menos a rede e
> também poderia disponibilizar para outras estruturas de gerenciamento
> (Nagios, Zabbix, Munin, etc.). Isso permitiria funcionar em mais
> Sistemas Operacionais/Plataformas.

A RFC já existe, RFC 1697 [1]. E o software que faz a coleta (similar ao
cedrus-agent) é o pgsnmpd [2]. O que o Cedrus pode fazer, é implementar
a funcionalidade de consulta no SNMP também.

>    Justifica se estiver usando webservice na ponta que recebe os dados,
> pensando em administração de sistemas o melhor mesmo seria SNMP ou
> continuar com instruções SQL mesmo. Usando SNMP seria possível coletar
> dados do Windows sem precisar de desenvolver algo que use alguma API do
> Windows, já está lá para usar. ;)

Como você disse muito bem, eu já esperava por essa implementação de SNMP
a um bom tempo. Pois a grande questão de ferramenta de monitoramento
independentes de plataforma para banco de dados é a dificuldade em obter
dados do próprio SO e, como o SNMP já faz isso, não é necessário
reinventar a roda.

[1] http://www.faqs.org/rfcs/rfc1697.html
[2] http://pgfoundry.org/projects/pgsnmpd/

--