Leandro Guimarães Faria Corcete DUTRA wrote:

>       E os diagramas aí só complicam, como o XML também.  Um D basta, e é
> mais simples e direto.

Não entendi porque XML complica. Não sei se um parser para D é melhor do
que um parser XML, mas é mais fácil encontrar um parser XML do que um em D.

>       Eu quero um D, porque quero algo que não se restrinja às capacidades
> dos atuais SGBD.  Quero algo que dê conta de qualquer extensão ao SQL, e
> a eventuais SGBDRs, assim como outras cositas menos cotadas como
> quase-SGBDs.

E quem disse que com um esquema XML você vai restringir capacidades? Se
a sua estrutura for bem montada, você pode armazenar quaisquer tipos de
"objetos" e propriedades que o seu SGBD suportar.

>       Cara, pára de colocar XML no meio… não tem necessidade.  Se não for um
> D, vai ISO SQL mesmo.  Para que algo mais complicado que isso?

Por que por XML no meio? Simplesmente porque uma representação em D ou
SQL é difícil de fazer um "parsing"; O XML tem uma estrutura bem
definida, assim podemos obter a informação precisa (com XPath ou XQuery).

>       Que diagrama?  Lembre-se, a idéia é simplesmente gerar diagramas com um
> AutoDoc da vida.

Você quer uma ferramenta que gere os diagramas a partir do catálogo do
BD ou uma ferramenta que, além disso, possa diagramar? Na última opção
um formato intermediário, seria ideal para o versionamento e
representação unificada do modelo de dados.

--
  Euler Taveira de Oliveira
  http://www.timbira.com/