Olá Leandro,

legal vc ter levantado essa questão. E o que vc me diz de tabelas que
representa um relacionamento n-n de 2 tabelas que tenham chaves primárias
surrogate?

Vc concorda que ela terá uma chave primária composta de 2 surrogates keys (as
chaves não serão dela própria mas das tabelas que ela relaciona) ? Não seria
válido nesse caso?

Um abraço,
Josir Gomes

Em Qui, 2007-08-09 às 17:17 -0300, Sebastian SWC escreveu:

> Pessoal, tenho analisado alguns frameworks como o django e o ruby
> rails. Notei neles que, por padrão, não permitem criar tabelas com
> chaves primárias compostas de mais de um campo.
> Eu tenho conversado bastante com o pessoal da lista do django brasil
> sobre isso. Alguns defendem, outros não. Gostaria de saber a opinião
> de vocês sobre o uso de chaves primárias "simples" e a
> necessidade/importancia das chaves compostas.

        Uma chave artificial composta, por outro lado, não faz sentido ? e eße
é apenas um dos motivos pelos quais há quem use chaves artificiais.
Entretanto, uma chave artificial absolutamente não pode substituir as
chaves candidatas, e portanto acaba-se acrescentando mais complexidade
ainda ao modelo em vez de simplificar.

-- Leandro Guimarães Faria Corcete DUTRA <[EMAIL PROTECTED]> Atech Fundação Aplicação de Tecnologias Críticas SP, BR msnim:[EMAIL PROTECTED] xmpp:[EMAIL PROTECTED] +55 (11) 3040 7300 r151