se ainda precisa acessar via ADO, que tal este tutorial? comigo
funcionou..... como o a aplicação que desenvolvi nao requer
desempenho(apenas 500 registros), me serviu perfeitamente

1. Adicione um componente “ADOConnection” (localizado na aba ADO) no seu
“Form”.
2. Ao clicar 2 vezes no componente abrirá a tela abaixo, selecione “Use
Connection String” e clique em “Build”
3. Ao clicar em “Build” abrirá uma tela, selecione “PostgreSQL OLE Provider”
na lista de provedores de dados e clique em “Avançar”.
4.
a.) Na tela digite no campo “Fonte de dados” o endereço da máquina onde está
rodando o PostgreSQL (no caso de estar rodando na sua estação digite
“localhost”, ou o IP da estação onde o mesmo estiver rodando).
b.) No campo abaixo digite seu nome de usuário e senha (configurados no
PostgreSQL).
c.) Clique em “Testar conexão”.
5. Se o teste for bem sucedido uma caixa de mensagens aparecerá. Clique em
“OK” na caixa de mensagens e na tela de configuração.
6. A tela agora já possui a sua string de conexão, clique em “OK”
7. Vá até a paleta de propriedades do componente e coloque a propriedade
“Connected” para “True”.
8. A janela para login abrirá, coloque sua senha para o banco de dados e
clique em “OK
9. Verifique se a opção “Connected” passou para o valor “True
10. Inclua um componente ADOQuery no seu projeto
11. Na propriedade “Connection” do objeto ADOQuery selecione
“ADOConnection1”.
12. Ainda na janela de propriedades do “ADOQuery” dê dois cliques sobre a
propriedade “SQL”.
13. Na caixa de texto digite um comando em “SQL” e clique em “OK”.
14. Altere a propriedade “Active” do componente ADOQuery para “True”.
15. A janela de login aparecerá novamente.
16. Verifique se a propriedade “Active” do componente “ADOQuery” passou para
“True”.
17. Inclua um componente “Datasource” no seu projeto (esse componente pode
ser encontrado na aba “Data Access”).
18. Selecione o “ADOQuery” que você configurou na propriedade “Dataset” do
componente “DataSource”.
19. O próximo passo é incluir um componente “DBGrid” no seu projeto (esse
componente é encontrado na aba “Data Controls”).
20. Altere a propriedade “DataSource” do componente “DBGrid” para o nome do
“DataSource” que você configurou anteriormente.
21. Pronto, agora você já tem os dados da sua consulta SQL da “ADOQuery”
disponíveis em um “DBGrid”, agora aproveite o “PostgreSQL” na sua linguagem
de programação preferida.

Até mais.