2008/4/28 Shander Lyrio <[EMAIL PROTECTED]>:

>         Superior em desempenho mesmo, tanto leitura quanto gravação.

Aí é que está.  Ou você tem uma supercontroladora, e olhe lá, ou a
gravação será penalizada num RAID5.

> Que
>  vulnerabilidade?? Está falando da situação em que 2 ou mais discos
>  falharem na matriz? Em raid 10, se o disco primário e seu espelho falham
>  também teremos o mesmo problema.

Em RAID 10, colocam-se discos de lotes diferentes de cada lado dos
espelhos, assim a probabilidade dos dois lados de um espelho falhar é
remotíssima, principalmente se houver um disco a postos para
substituição a quente — e a janela de recuperação é curta.

Em RAID 5, é impossível fazer isso.  Quaisquer dois discos que
falharem sem que o primeiro tenha sido recuperado — e a recuperação é
lenta — botam tudo a perder.  E não há como cada disco ser dum lote
diferente, a menos que o /array/ seja muito pequeno.

> O risco sempre existe, o importante é
>  que seja calculado. Infeliz a pessoa que poem todos os seus ovos em um
>  cesto só, da mesma forma, dizer que segurança de dados são feitos apenas
>  com uma raid10 é ridículo.

Graças a Deus ninguém fala isso nesta lista!  Você também precisa de
controle de acesso, plano de cópias de segurança e recuperação &c.

Mas que é o nível de RAID mais seguro, isso é.

> ...o que você iria me sugerir para um banco de 1.42 Tb que não é
>  24x7, nem tem dados super ultra mega importantes, mas que precisa ser
>  bastante rápido nas muitas consultas e poucas atualizações.

Se as atualizações não são críticas, de fato RAID 5 pode servir.  Mas
pense bem se a economia em discos e talvez controladora vale a pena a
quase certeza a longo prazo duma falha catastrófica, com tempo de
parada &c.

Outra coisa, com RAID 5 torna-se crítica uma substituição periódica do
equipamento, eu sugeriria 3 anos.

--
skype:leandro.gfc.dutra?chat Yahoo!: ymsgr:sendIM?lgcdutra
+55 (11) 3040 7300 r155 gTalk: xmpp:[EMAIL PROTECTED]