Obrigado pelo exemplo prático Alexsander.
Eu defendi este argumento, mas não tinha encontrado naquele momento um caso prático que o reforçasse.

Att.
Alex

Alexsander Rosa escreveu:
Eu vejo um problema em usar CNPJ como chave primária de clientes: os órgãos públicos. Em geral vários órgãos diferentes, com nomes e endereços diferentes, usam o mesmo CNPJ. Por exemplo, aqui no RS todas as escolas estaduais usam o mesmo CNPJ, da Secretaria de Educação: 92.941.681/0001-00. Para efeito de negócio são clientes diferentes, pois cada escola tem um perfil e um histórico de compras diferente, um endereço diferente, uma relação de compradores diferente, etc. Não seria interessante, do ponto de vista do negócio, unificar todos no mesmo cadastro por causa de uma restrição da modelagem de dados.

2008/6/20 Leandro DUTRA <[EMAIL PROTECTED] <mailto:[EMAIL PROTECTED]>>:

    2008/6/20 Ribamar Sousa <[EMAIL PROTECTED] <mailto:[EMAIL PROTECTED]>>:

    > Bem, hoje o banco está com 13 tabelas, todas relacionadas mas
    percebo que
    > uma grande maioria também deve ser adicionada num sistema real e
    importante.

    Muito bom enviar o script � e muito bom usar preferencialmente
    chaves naturais!

    Estávamos mesmo precisando de bons contra-exemplos ao Hybernate...

    --
    skype:leandro.gfc.dutra?chat Yahoo!: ymsgr:sendIM?lgcdutra
    +55 (11) 3040 7300 r155 gTalk: xmpp:[EMAIL PROTECTED]

Alexsander da Rosa
Linux User #113925