2008/7/16 Xisberto <[EMAIL PROTECTED]>:
> Aí é que está, Osvaldo. Eu não sei. E isso que você falou de chaves naturais
> e artificiais para mim é grego :P

Puxa, aprenda, ou terá dificuldades sérias para coisas mais sérias!

Basicamente, seus 'code's são chaves artificiais e desnecessárias.
Você poderia deixar os nomes das cartas como chaves primárias e
estrangeiras, assim como os nomes das cores.

Outra coisa é com as traduções.  O correto (pode não lhe ser
conveniente) seria ter tabelinhas à parte com os nomes traduzidos e os
códigos ISO de língua, para dar mais flexibilidade na
internacionalização da base.

> O que eu quero é: tenho elementos (cartas) que podem ser classificados em,
> digamos, etiquetas (cores), que neste caso estão limitadas a 5. Cada carta
> pode ter zero, uma, duas, até 5 cores. Não tenho certeza se o método que
> estou usando é o melhor para representar isso, se alguém puder dar uma dica,
> agradecerei muito!

A idéia geral do modelo parece boa.  Além das notas acima, eu
verificaria se dá para colocar uma CHECK que limite a cinco o número
de cores por carta -- creio me lembrar que havia uma restrição
arbitrária quanto a isso.

Gn xi:1 em esperanto?

--
skype:leandro.gfc.dutra?chat Yahoo!: ymsgr:sendIM?lgcdutra
+55 (11) 3040 7300 r155 gTalk: xmpp:[EMAIL PROTECTED]