2008/10/9 Jean <[EMAIL PROTECTED]>

>  Oi pessoal,
>
> sou novo na lista o no PostgreSQL. Venho do Firebird, em busca de um BD
> mais robusto. As dificuldades que encontro são em relação à programação
> PL. Estou escrevendo em pgPLSql. O Firebird mantém integridade entre
> tabelas e triggers/procedures, não permitindo a exclusão de um objeto
> que esteja sendo usado nas mesmas. Pelo que entendi, o PostgreSQL so
> faz a validação em tempo de execução, pelo menos da maioria das coisas,
> como instruções sql e membros do objecto new e old, que sao do tipo
> [...]

Caro Jean, a coisa é mais complexa e eficiente do que parece. Vou fazer uma
sugestão amiga. Vou passar um link e pedir para você ler com muita atenção o
capítulo que fala sobre MVCC, Locks e coisas do tipo. Pode parecer que isso
não tem muito sentido com o que você quer. Mas confie em mim, leia lá, faça
uns testes você mesmo e depois volte aqui com as suas dúvidas.

Tem conceitos lá que muita gente não entende direito e acaba fazendo muita
besteira com um impacto realmente negativo. Quem vem do Oracle, acha tudo
muito natural, quem vem de SGDBs mais simples se confunde, faz besteira e
fala besteira com muita frequência. Leia lá e me diga o que você achou:

http://www.postgresql.org/docs/8.3/static/mvcc.html

Atenciosamente,
Fábio Telles
--