Shander,

Mozart Hasse wrote:

> O script é inocente ou de gente grande???

Tenho centenas de scripts, muitos deles pequenos, outros enormes, porém
todos são
*simples*, e, portanto, considero-os *inocentes* por não fazerem nada além
de singelos comandos SQL.
Entretanto, alguns deles são, além de simples e singelos, radicalmente
extensos pela
quantidade de registros que precisam conferir, inserir, corrigir ou excluir
de maneira
*independente*. Este tamanho faz com que não possam ser rodados decentemente
nas ferramentas costumeiramente usadas para rodar scripts, e o fato de seu
*tamanho*
(assim como o número de registros e a estrutura das tabelas que eles
manipulam) exigir
tratamento especial me faz julgar adequado classificá-los como scripts de
"gente grande".

Bom, mas tudo isso é questionável porque é puramente *minha* classificação,
que estou
simplesmente expondo sem nenhuma pretensão de converter ninguém. Acha
pequeno
porque tem maior? Azar o seu. Acha simplório porque usa comandos mais
incomuns,
menos documentados e que teoricamente trazem maior desempenho? Boa sorte
para
você e tomara que não precise gastar o dia inteiro criando-os, ou que pelo
menos faça
seu cliente engolir esse custo todo por causa de alguns segundos ou mesmo um
par de
horas de diferença na execução final ou na disponibilidade do servidor.

Quanto a quem não gostou da minha lista de requisitos:

Estou buscando resultados objetivos, corretamente representados pela minha
lista de
requisitos, lista essa que não tenho nenhuma necessidade ou interesse de
justificar, porque sei
perfeitamente que temos rumos diferentes, objetivos diferentes, quadro de
pessoal com
qualificações diferentes, clientes com visões radicalmente diferentes da
utilidade e necessidade
de DBAs especializados em Postgres e, se muito, de vez em quando, em alguns
casos, um
banco de dados em comum.

Em suma: a lista de motivos que me leva a cada requisito é bastante
específica e não tem
absolutamente nada a ver com Postgres.

Aos que conhecem algo que possa me ajudar ou que tem caso semelhante  e
estão interessados
em partilhar soluções, obrigado pela atenção e ajuda.

 A quem pensa que conhece meu problema melhor do que eu e pode mudar meus
requisitos e
necessidades pelo que postei... Poupem o tempo da lista e o meu também.

Atenciosamente,

Mozart Hasse