Osvaldo, meu teclado faiou aqui. É a versão 8.4.0. :)
Realmente o caminho não está setado no path, mas estou utilizando o caminho
completo para o pg_ctl.

-----Mensagem original-----
De: pgbr-geral-boun...@listas.postgresql.org.br
[mailto:pgbr-geral-boun...@listas.postgresql.org.br] Em nome de Osvaldo
Kussama
Enviada em: quinta-feira, 23 de julho de 2009 15:43
Para: Comunidade PostgreSQL Brasileira
Assunto: Re: [pgbr-geral] Dúvida Star / Stop

2009/7/23 Saulo Morais Lara <sa...@abilityonline.com.br>:
> Postmaster é mesma coisa que pg_ctl start ?
>
> Instalei o PG 4 no Slack 12.2
>
> Quando dou um ps aux, o precesso ”postgres” está la.
>
> Tentei dar um pg_ctl stop no banco, mas deu erro: no such process
>
> Sei que deve ser vacilo, pois não manjo de Linux e caiu esta bomba na
minha
> não.

O que vem a ser PG 4?
Não existe versão 4 do PostgreSQL. A relação de todas as versões você
encontra aqui:
http://www.postgresql.org/docs/current/interactive/release.html

Talvez o diretório onde se encontra o pg_ctl não esteja em seu PATH.
Como consta do manual:
" Normally it is better to start postgres in the background. For this,
use the usual shell syntax:
$ postgres -D /usr/local/pgsql/data >logfile 2>&1 &
This shell syntax can get tedious quickly. Therefore the wrapper
program pg_ctl is provided to simplify some tasks. For example:
pg_ctl start -l logfile"
http://www.postgresql.org/docs/current/interactive/server-start.html

"postmaster is a deprecated alias of postgres."
http://www.postgresql.org/docs/current/interactive/app-postmaster.html

Osvaldo