> From: leandro.gfc.du...@gmail.com
> Date: Wed, 30 Dec 2009 07:40:50 -0200
> To: pgbr-geral@listas.postgresql.org.br
> Subject: Re: [pgbr-geral] Qual estrutura utilizar?

> Há muitos fatores a considerar, ainda… os algoritmos são eficientes?
> O momento dos cálculos é conveniente? Que outras formas de os fazer
> haveria? Qual o gargalo, E/S ou processador? E vai por aí afora.

Ok, ok... Vou voltar no tempo para tentar ajudar na dúvida original do Eder
Sousa:

"Tenho um sistema de Distribuição onde 99% das atividades é inclusão de
registros que por sua vez está incluido em um database, surgiu a
necessidade de implantar um novo database onde será efetuado a carga de
dados diárias com aproximadamente 50.000 registros dias, porém neste
database será classificado N calculo para administrar o estoque de 55
filiais.
Até a carga de dados funciona maravilhosamente, porém quando inicia a
execução das classificações o desempenho do servidor cai drasticamente.
Pergunto: Neste caso é necessário um novo servidor para executar os
cálculos, ao invés de efetuar no mesmo servidor??
Só para conhecimento o servidor é um Quadcore com 8GB RAM e 1 Tera de
HD....
[]s"

Eder, eu diria que seria interessante neste caso saber algumas coisas:

1- O que você chama de "classificações", o que faz exatamente?
2- De quanto em quanto tempo esta operação é executada?
3- Os dados gerados por estas classificações são armazenados em algum lugar?

> Uma coisa não exclui a outra. Novas estruturas não significam que o
> modelo atual não atende; é tudo questão de modelo físico e
> circunstâncias.

Leandro, se eu tenho meu modelo de dados, e uma necessidade de uma determinada
consulta que, utilizando as estruturas atuais, já foi otimizada ao máximo e o
tempo decorrido não atende a necessidade do cliente, como vou dizer que esse
modelo atual, sem ter nenhuma modificação, atende a minha necessidade?

Marçal de Lima Hokama