Bom dia

2010/4/15 Willian Jhonnes L. dos Santos <willianjhon...@yahoo.com.br>

>  Em 14/04/2010 18:56, Roberto Mello escreveu:
>
> Não sei por que o pessoal do Delphi insiste em compara Firebird com o
> PostgreSQL.
>

> A questão não é comparar o PostgreSQL com o Firebird. A questão é que
> programadores Delphi levam a vida no melhor estilo TDataSet (quem programa
> ou já programou em Delphi sabe o que isso quer dizer).

Você disse tudo

> [...]
> arrastam componentes num formulário. Isso é ser TDataSet. Opa, já ia me
> esquecendo, sou um programador Delphi também!
>

> O que as pessoas não param pra analisar é a necessidade da aplicação e/ou
> cliente e todas as variáveis envolvidas no desenvolvimento. Não há porque
> instalar o PG num sistema monousuário, monoterminal, quando o SQLite
> atenderá eficientemente. Não há como usar o Firebird quando as exigências da
> aplicação/cliente são baseadas na segurança, integridade e volume dos dados,
> no volume de transações e outros quesitos mais críticos.

Muito boa explicação eu queria ter paciência e jeitinho para explicar as
coisas detalhadamente em poucas palavras como você fez :-)

> Com isso chego a uma conclusão: uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra
> coisa. E essa thread, no fim, vai gerar tanta polêmica que não vai ajudar em
> nada.
>
> E, afinal, pra que servem os DBAs e SGDBs robustos se temos o Firebird?

E para complementar o conhecimento, na wikipedia há esse link aqui que
custumo ler ele faz uma comparação entre vários produtos :

http://en.wikipedia.org/wiki/Comparison_of_relational_database_management_systems

Esse link costuma sofrer uma atualização de vez em quando.

O que é chato é ter que ler pessoas pedindo para mostrar a comparação X ou Y
e como Y é feito em PostgreSQL ou outro SGDB.

Quando alguém diz leia a documentação, procure no google não é porque está
sendo chato ou muito abstrato é porque há tanta coisa na internet para
responder esse tipo de pergunta fica chato.

O inicio da thread era para ajudar a dar justificativa de porque usar o
banco X ou Y e não o de porque X é melhor que Y. Há casos e casos e para
cada necessidade haverá uma aplicação.

Eu uso PostgreSQL desde 2002 sustento e sustentei minha troupe todinha com o
conhecimento que tenho nesse produto e não o troco por nada. É uma questão
de enchergar o beneficio futuro a não ser que você queira migrar de SGDB
durante todo o ciclo de vida do seu software.

É a minha opnião.

--
Marcelo Costa
www.marcelocosta.net