Em 4 de novembro de 2010 09:14, ai comptec <aicomp...@hotmail.com> escreveu:

> Ola bom dia
>
> Eu programo em visual foxpro 9 e uso no armazenamento de dados DBF
> estou desenvolvendo uma nova versao e to utilizando postgres
>
> Perguntas como eu faço para gerar codigo automatico
> no cadastro de cliente por exemplo em rede se duas pessoas clicarem ao
> mesmo tempo gera o mesmo codigo
> ou o postgres resolve isso???

O que você chama de código, seriam os dados armazenados nas tabelas?
Geralmente quando falamos de código estamos nos referindo ao código de uma
linguagem de programação, certo?

O Postgres lida com várias chamadas concorrentes para os mesmos dados de
forma transparente, mas isso está longe de ser algo simples. Se os usuários
estiverem apenas lendo os dados de uma mesma tabela, não haverá problemas,
mas se estiverem gravando (UPDATE, INSERT, DELETE), então entra em cena uma
série de recursos para lidar com isso. Se a sua aplicação é pequena com
poucos usuários simultâneos, você nem precisa se preocupar muito com isso,
mas se tiver centenas de usuários acessando os mesmos dados, terá de estudar
um pouco o assunto (que é um pouco espinhoso, mas é muito importante), veja:

http://www.postgresql.org/docs/9.0/static/mvcc.html

<http://www.postgresql.org/docs/9.0/static/mvcc.html>Atenciosamente,
Fábio Telles

blog: http://www.midstorm.org/~telles/