Vamos lá:
Tipo imaginamos o seguinte, que no MYSQL e tenha uma função FecharVenda();

dentro dessa função é iniciada uma transação para adicionar os itens
relacionados a tabela vendas..vamos ao exeplo

CREATE FUNCTION FecharVenda()

START TRANSACTION,

INSERT venda() // cria a venda

INSERT itens ()  //Inseres os intes relacionado a venda

ROLLBACK // caso tenha algum erro

COMMIT // Se tudo foi ok.

É mais ou menos isso ai, tipo tenho uma função em MYSQL que dentro dela se
inicia uma transação,
se tudo foi corretamento da um COMMIT e tiver algum erro na operação
ROLLBACK e desfaz tudo..

Entendeu ?