Em 16 de junho de 2011 15:36, Flavio Henrique Araque Gurgel <
fha...@gmail.com> escreveu:

> da
>
> Isso depende exclusivamente do storage. Consulte a documentação dele.
> Provavelmente você terá de pagar licenças para utilizar esta
> funcionalidade. Em alguns casos, um virtualizador de SAN também faz
> isso.
>
> Existem licenças para funcionar do jeito que estás falando usando GFS,
> ambos os servidores tem a LUN montada simultaneamente ou usando
> qualquer outro filesystem no modo montado/desmontado. Uma aplicação
> cliente no S.O. comanda a liberação da LUN para um ou outro servidor.

> [...]

Calma lá!

Veja, a maior parte das operações ficam em memória, não em disco. As
operações tem um log (o nosso amigo WAL) onde as transações vão sendo
registradas sequencialmente e se houver uma queda brusca do servidor, o
postgres lê esse log e restaura a ordem no caos. A gravação do que estão na
memória para o disco ocorre através do CHECKPOINT.

Qual é o problema. Se as últimas alterações estão em memória, e você subir
um postgres em cada nó, acessando os mesmos dados, utilizando um sistema de
arquivos como o GFS, OCFS2 ou Lustre, um postgres não vai saber o que está
na memória do outro postgres, então um não conhece a última posição dos
dados alterados pelo outro. Para resolver este problema, seria preciso
implementar um cluster "shared all", ou seja, que compartilhe a memória
também.

O Oracle RAC faz isso através do 'cache fusion'. Só a Oracle adota esta
tecnologia hoje, onde vários nós podem ler e gravar na mesma base.

Quais as suas alternativas? Um cluster ativo/passivo, como o implementado
pela Red Hat, um standby ou olhe as possibilidades em:
http://www.postgresql.org/docs/9.0/static/different-replication-solutions.html

Acho que é isso.

OK?
Fábio Telles Rodriguez