2011/10/11 Tiago Valério <tiagosvale...@gmail.com>:

> Um dúvida, tenho um banco de dados versao 9.1 em freebsd com um sistema de
> arquivos zfs ,para cada 3 discos foram criados pools, para armazenar ,
> indice, dados, pg_xlog.

Hm… faz um tempo já que passou a valer mais a pena confiar num RAID 10
(1+0) para distribuir a carga.

Sei que o ZFS tem suas particularidades, mas não sei se vale a pena
fugir muito dos princípios de distribuição de carga entre espelhos,
que é o que o RAID 10 representa.

> Pegunta alguém ja usou este sistema de arquivos com banco de dados?

Sim, em Solaris.  Quão maduro está o ZFS em FreeBSD?  Eu usaria
somente o que é nativo do FreeBSD se não tivesse certeza da maturidade
do ZFS.  Mesmo em GNU/Linux, que tem sistemas de arquivos alternativos
muito mais antigos e usados, como XFS, ReiserFS, JFS e vai por aí
afora, já há muitos anos que a tendência tem sido preferir os sistemas
nativos e integrados, que amadurecem bem rapidamente pela amplitude do
uso e são suportados por amplo ferramental nativo.  No caso do
GNU/Linux, todos os desafiantes à evolução de ext2fs até ext4fs, com o
BtrFS aparecendo na curva, têm acabado ficando em nichos.

> pois por mais que eu altere os parâmetros de memória no banco
> isto não parece surtir efeito no método de chamada do disco.

Não creio ter entendido que memória de base tem a ver com método de
chamada de disco.  Dá para explicar melhor?