Em 8 de novembro de 2011 11:32, Pedro Ivo Bispo França
<pe...@xbrain.com.br> escreveu:
> Eu também estava nesta palestra Daniel, achei muito interessante. Mas
> infelizmente atualizar para a 9.1 não é uma opção. E mesmo assim, as funções
> pertencentes a própria database, que não se encaixariam em uma extensão,
> ainda precisam ser versionadas.

Se você utilizar a infra do PGXN, tanto a pública como uma privada
montada internamento no seu ambiente", para bancos de dados anteriores
à versão 9.1 o PGXN Client, ao instalar a extensão, ele vai executar
sem problemas, ele não vai criar as extensões com CREATE EXTENSION,
mas vai carregar normalmente a extensão no banco. Tendo em mente isso
voce pode versionar funções afins em pacotes mesmo assim.

Em verdade, você pode ter um repositório de "distribuições" que nem
precisa estar em um "servidor interno PGXN". Pode ser um diretório com
vários pacotes ".zip" e o pgxn-client vai conseguir instalá-los com um
simples:

pgxn install /meu/repositorio/minha_distribuicao-1.0.0.zip

Se a versão for 9.1+ ele vai usar CREATE EXTENSION, do contrário, ele
vai fazer um 'psql -f ...'. Ou seja, ainda assim você conseguiria
manter um versionamento. A dica principal eh empacotar funções afins
em uma distribuição.

Dickson S. Guedes
mail/xmpp: gue...@guedesoft.net - skype: guediz
http://guedesoft.net - http://www.postgresql.org.br