On Mon, Jul 30, 2012 at 01:14:11PM -0700, Tulio Santos wrote:
> [...]
>    experiencia como essa..
>    achei interessante tentar..
>    --
>    Estou tentando utilizar o Zabbix para monitorar o servidor do Postgres..
>    consegui instalar, configurar os hosts e receber informac,oes do sistema
>    sobre memoria, espac,o em disco e tudo mais com os templates padroes..
>    porem.. para obter dados sobre o postgres em si.. preciso importar um
>    template e script (em perl)
>    eu os encontrei na web.. [1]
>
>    o template foi importado sem problemas..
>
>    mas nao sei como ou onde devo importar o arquivo do script em perl..

No seu servidor de banco de dados deve ter o zabbix_agentd instalado e
rodando.

Então, você altera o zabbix_agentd.conf, colocando as entradas dos
"UserParameter", como descrito
no site:

"You just need to put the script: 'db-pgstat.pl' on the databases
servers in a executable search path and add 'UserParamenter' in
zabbix_agentd.conf:"

Aqui uso o freebsd e o zabbix foi instalado do ports, asssim altero o
arquivo /usr/local/etc/zabbix/zabbix_agentd.conf.

Usando o "UserParameter" é possível gerenciar bastante coisa, mas aí já
é assunto para lista de zabbix.

Usando algum Unix, basta ter o postgres-client instalado e usar o
comando psql para monitorar. Exemplos:

UserParameter=psql.version,psql --version|head -n1
UserParameter=psql.db_totalsize,psql -Atc "select sum(pg_database_size(datid))
as total_size from pg_stat_database"
UserParameter=psql.server_processes,psql -t -c "select sum(numbackends) from
pg_stat_database"

Depois é só alterar as configurações do host, criando os itens de acordo
com o que colocou no zabbix_agentd.conf.

Se tiver muitos servidores, pode copiar para um template e aplicar para
todos os servidores.

>    olhei na web mas nao to achando nada q va de encontro a isso..
>
>    se alguem puder me dar uma dica ou tiver um link que possa me ajudar..
>
>    --
>
>    [1] - http://www.zabbix.com/forum/showthread.php?t=25895
>
>    --
>
>    Obrigado
>
>    --
>
>    Debian 6
>
>    Zabbix 1.8.14
>    Postgres 9.1.3
>
>    PS: enviei essa duvida na lista do Zabbix tb.. caso obtenha algum retorno
>    deles.. posto aqui para futuras consultas..
> [...]

Ricardo Campos Passanezi - Supervisor de Seção
Chave PGP e GPG Pública em: http://www.ige.unicamp.br/~riccp
Instituto de Geociências - http://www.ige.unicamp.br - UNICAMP
Tel: (19) 3521 4560