Em 12 de setembro de 2012 16:12, Jean Domingues
<ejdom...@yahoo.com.br> escreveu:
> A única mudança que fiz na view foi trocar o left por join em 2 pontos
> abaixo, que são campo do tipo not null em nfe, como demonstrado abaixo:

> "                                                        ->  Index Scan using
> compras_pkey on compras c  (cost=0.00..3.56 rows=1 width=26)"
> "                                                              Index Cond:
> (id = nfe.id_compra)"

> Não caberia aqui alguma melhoria no algorítimo do otimizador?

A meu ver não. O comportamento está dentro do esperado. Já que você
usou inner join as linhas retornadas em nfe diminuiram (em tese, não
analisei em detalhes), o que faz o otimizador buscar por menos
registros em compras, logo utilizar o índice é mais eficiente.

--
Marcone Peres - DBA
http://www.linkedin.com/in/marconeperes